quarta-feira, 15 de julho de 2009

VEJA COMO FOI O XII CONGRESSO DO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR 2009

PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE 14:00
Além de abrir debate para que os filiados fizessem suas perguntas e colocações, o presidente explanou sobre arbitragem, segurança, a valorização dos Campeonatos Municipais e Copas Regionais. Comentou a Retrospectiva de Ações do DEINT (Departamento do Interior 2001/2009). Com todo o programa do Congresso cumprido, o presidente Ednaldo Rodrigues, agradeceu a presença de todos e para o encerramento os convidou para um almoço de confraternização no lobby do hotel. A partir de segunda-feira, 13/07, mais informações sobre o XII Congresso do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador - 2009.
13:30
O Presidente ainda pede cuidado na escolha dos profissionais que atuam na organização das ligas, pois infelizmente já houve casos onde os times foram prejudicados por conta de atos indevidos durante a realização de jogos. Neste momento, o presidente abre o debate para dúvidas e colocações dos filiados.
Devido a alguns questionamentos a respeito do limite de idade (70% até 22 anos), o Presidente, democraticamente, abriu para votação a possibilidade de mudança desse limite e a maioria decidiu por permanecer como já estava estabelecido, ou seja, mantendo o percentual de 70% dos atletas com até 22 anos e 30% sem limite de idade.
13:25
Entre as informações complementares da estrutura do Campeonato, o presidente Ednaldo Rodrigues informou o limite de idade que será de 70% da seleção para atletas com até 22 anos e os outros 30% sem limite de idade. Comentou também a importância de se criar outras competições para outras faixas etárias. Faz um apelo ás ligas que tentem manter suas equipe com atletas exclusivos da cidade, para valorizar o talento local.
12:40
Após as palestras, com a palavra o Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.





O presidente inicia a explicação de toda a sistemática do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador - 2009. Mostrou as 55 seleções inscritas, divididas em 14 grupos, além de explicar o calendário dos mais de 300 jogos que acontecerão sempre aos domingos ás 15h.
12:35
O Assessor Jurídico da FBF - Manfredo Lessa Pinto, realizou a terceira palestra e fez colocações sobre a Disciplina e a Legalidade nas Competições com base no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).




Citou as mudanças disciplinares também propostas para a reforma na Lei Pelé e comentou a evolução da Legislação Esportiva. Salientou a preocupação com as punições disciplinares que prejudicam as ligas afinal de contas é um alto investimento que se faz para a atuação de cada atleta. Encerrou desejando boa sorte a todas equipes.
12:25
O Vice-Presidente da CBF - Região Nordeste, Marcos Ferreira, ministrou palestra com a temática - Ações Comerciais e Marketing. Falou das ações integradas de mídia, TV, Internet, placas de publicidade que geram recursos para os times de pequeno e grande porte. Cita cases de sucesso, como da AMBEV que alavancou vendas de seus produtos com base nas ações realizadas nos estádios, além dos contratos de patrocínios.
12:15
A primeira palestra, ministrada por Nelson Góes, falou do Projeto de Qualificação Profissional em Futebol. Informou sobre as inscrições para o Curso de Preparação e Qualificação. O Presidente Ednaldo Rodrigues salientou a importância do curso e diz que a FBF apoia a iniciativa.
11:50
Registrando a presença do Dep. Federal José Rocha, que falou sobre seu projeto de lei que solicita mudanças na atual lei Pelé, projeto este que será votado em Agosto desse ano.
Também presente o presidente da ABCD - Associação Baiana dos Crônistas Desportivos, Márcio Martins que presta homenagem ao Dep. José Rocha, também ao presidente da ABRACE - Associação Brasileira dos Crônistas Esportivos e ao Presidente da FBF Ednaldo Rodrigues.













10:47 Dando início ao congresso, o mestre de cerimônia registra a importância e relevância do campeonato e faz a composição da mesa diretora.
O Presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, dá as boas vindas aos presentes no auditório, agradecendo a presença de todos e salientando a importância do campeonato no âmbito nacional, pois o mesmo já revelou diversos atletas e continuará revelando, além da responsabilidade social pois vem gerando, ano a ano, empregos diretos e indiretos.
09:55
A manhã de hoje, será de palestras e discussões sobre os mais diversos temas como: arbitragem, revelação de atletas e árbitros, organização geral das ligas, entre outros temas. Neste momento, estão reunidos no lobby do hotel para o credenciamento, os convidados e congressistas do evento.