Postagens mais visitadas

sábado, 26 de janeiro de 2008

FLA X FLU


Thiago Silva: 'Joel é pai e Renato, padrasto'
Zagueiro compara o estilo dos dois técnicos de cobrarem jogadores durante os intervalos
A mudança brusca do comportamento dos jogadores do Fluminense na partida contra o Duque de Caxias foi nítida. Durante o primeiro tempo, uma equipe desatenta e falhando na marcação. Na segunda etapa, um time aguerrido, veloz e intimidador. As broncas do técnico Renato Gaúcho no intervalo do jogo surtiram efeito e os próprios jogadores a consideraram como fundamental para a virada na partida.

O zagueiro Thiago Silva considera fundamental essa postura do técnico para acordar o time e até compara o estilo de Renato com o do antigo técnico Joel Santana, hoje no Flamengo, com quem também trabalhou.

- Este choque no intervalo sempre é importante. Tanto o Joel como o Renato são exemplos de grandes treinadores que tem esse estilo de incentivar o time e cobrar reação dentro de campo. O Joel faz o estilo paizão, dá bronca como se fosse um pai. O Renato seria mais aquele padrasto que está bem com os filhos, só que é um cara mais duro. Respeitamos a opinião dele, porque ele sabe o que é melhor para gente e para o Fluminense - afirma.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

TRICOLOR DE AÇO


Paulo Comelli faz mistério da equipe que enfrenta o Camaçari

Na tarde desta sexta-feira, o técnico Paulo Comelli comandou um coletivo, CT do Fazendão, visando a partida contra o Camaçari, no domingo. E mais uma vez, fez mistério da equipe que atuará no Estádio Armando Oliveira, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

Na zaga, Rogério e Cléber Carioca brigam por uma vaga para atuar ao lado de Alison. Mais chances para o segundo, já que o Rogério deve assumir vaga do volante Fausto, suspenso. Na lateral esquerda, Adílson retorna a equipe, após cumprir suspensão automática, em lugar de Daniel.

Com a saída de Fausto, Rogério e Emerson Cris devem ter a companhia de Marcone, com Elias sendo o único jogador de armação no meio-campo. No ataque, Reinaldo Aleluia pode iniciar como titular, ao lado de Pantico, já que Jorginho não vem agradando ao treinador.

DIRETO DA TOCA DO LEÃO


Diretoria do Vitória anuncia saída do atacante Joãozinho
O atacante Joãozinho não é mais jogador do Vitória. Em reunião com a diretoria do clube, na tarde desta sexta-feira, o jogador declarou que recebeu uma proposta do Monarcas Morelia, do México, e irá deixar o Rubro-negro nas próximas horas.

Quando não compareceu ao treino desta sexta, no CT da Toca do Leão, Joãozinho foi alvo das especulações da imprensa durante todo o dia, No final da tarde, o atacante chegou cercado de seguranças à sede adminitrativa do Vitória, e após reunir-se com Jorginho Sampaio e Alexi Portela, explicou a situação à direção do clube.

Um dos principais responsáveis pela boa campanha do Vitória na Série B, o atacante Joãozinho é o principal artilheiro do rubro-negro na temporada 2007. Ele chegou à marca de 34 gols, ultrapassando o Índio. Foram 15 gols no Campeonato Baiano, 2 na Copa do Brasil e 17 na Série B. No Campeonato Baiano deste ano, Joãozinho fez quatro gols em cinco partidas.

FLUZÃO


Fluminense x Macaé »
Com trio de atacantes, Flu encara mais um estreante no Maracanã

O trio de ataque do Fluminense continua dando o que falar. Washington e Leandro Amaral já fizeram seus primeiros gols com a camisa tricolor na última partida, mas Dodô continua devendo o seu e quem pode pagar o pato é o Macaé, que, neste sábado, às 20h30m, pela primeira vez sentirá o gostinho de pisar no gramado do Maraca, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca.

A missão tricolor, no entanto, não será fácil. O goleiro rival Cássio, ex-Vasco, está invicto neste campeonato e fará de tudo para anular o poder ofensivo da equipe das Laranjeiras.

VASCÃO


Edmundo: 'conversamos sobre futebol'
Animal comenta o reencontro com Romário no vestiário de São Januário

Apenas um rápido papo sobre futebol. Foi assim o encontro de Edmundo e Romário no vestiário de São Januário antes do treino de quinta-feira. Foi a primeira vez que os antigos desafetos se esbarraram após a volta do Animal ao Vasco.

Dando autógrafos para torcedores, que não cansavam de agradecer o retorno à Colina, Edmundo comentou rapidamente e com poucas palavras como foi o reencontro.

- Conversamos sobre futebol. Nada de especial - disse o Animal.

No gramado, os dois não chegaram a conversar na quinta-feira. Eles apenas se olharam rapidamente durante alguns momentos. Edmundo fez um treino físico atrás de um dos gols e o Baixinho participou do recreativo. O Animal desceu para o vestiário e o treinador permaneceu em campo por mais 15 minutos.

O ídolo vascaíno mantém os pés no chão e prefere não marcar uma data para estrear com a camisa 10. Ele admite que ainda precisa de um tempo de treinamento. A expectativa do departamento físico é que Edmundo seja liberado daqui a três semanas.

FOGÃO


Briga de artilheiros »
Homem-gol manda recado para Muriqui Wellington Paulista avisa que vai brigar pela artilharia do Carioca

Depois de passar em branco nos dois amistosos da pré-temporada, Wellington Paulista deixou sua marca nas duas rodadas iniciais do Campeonato Carioca. Mas está enganado quem pensa que o atacante está satisfeito com essa evolução. Uma das caras novas do Alvinegro, ele deseja estar entre os artilheiros.

Por isso, Wellington Paulista, que marcou duas vezes no Carioca, está de olho em Muriqui, do Madureira, goleador da competição com cinco gols:

- O Muriqui pode continuar fazendo seus gols, porque estou de olho na artilharia. Estou pronto para assumir a responsabilidade de ser o goleador do Botafogo e líder do nosso ataque - diz.

A fase goleadora vem bem a calhar. Afinal, o atacante espera que a torcida do Botafogo possa em breve esquecer de vez a passagem de Dodô pelo clube.

TRICOLOR


Adriano x Acosta: quem triunfa no Morumbi?
Atacantes são as maiores atrações do clássico de domingo entre São Paulo e Corinthians

São Paulo e Corinthians duelam neste domingo em um clássico que pode não se repetir em 2008. Com o Timão rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, a única possibilidade de haver novo encontro será na fase final do Paulistão, caso as equipes se classifiquem pelo menos para as semifinais. O detalhe dá ainda mais tempero ao jogo, que será disputado a partir das 16h no estádio do Morumbi.

Os destaques da partida são os 'camisas 10'. Adriano, do São Paulo, e Acosta, do Timão, vão medir forças no ataque. O Imperador marcou dois gols e o uruguaio emplacou um golaço de letra na última rodada.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo e o Premiere transmitem ao vivo para São Paulo

PEIXE


Leão se previne contra complô
Treinador detecta foco de insatisfação dentro do elenco santista e lava roupa suja

O técnico Emerson Leão detectou que existe gente no elenco do Santos que não está muito a fim de trabalhar com ele. Para evitar o boicote, o treinador reuniu os jogadores nesta sexta-feira no CT Rei Pelé e lavou roupa suja. Na conversa, deu broncas no goleiro Fábio Costa e no atacante Kléber Pereira, que foram duros nas críticas ao time logo após a derrota por 3 a 1 para o Juventus, na última quinta-feira. No entanto, não revelou quem seriam os insatisfeitos do elenco.

O treinador revelou a existência desse foco de insubordinação no elenco ao responder se acreditava que jogadores têm capacidade de se mobilizar para derrubar treinador.

VERDÃO


Valdivia: mocinho ou bandido?
Meia e Verdão criticam marcadores e árbitros. Rivais culpam firulas e garantem 'jogo limpo'

Amor e ódio andam juntos nos mais de 17 meses da passagem de Valdivia pelo Palmeiras. Idolatrado pela torcida e principal nome do clube para a temporada 2008, o meia luta contra a fama de "bad boy", mas esbarra em polêmicas com os implacáveis marcadores. Afinal, o Mago é culpado ou inocente?

No Verdão, técnico, diretoria e jogadores saem em defesa do camisa 10 e apostam em uma perseguição de árbitros e adversários. Na última quarta-feira, os palmeirenses se revoltaram com a forte marcação do Marília sobre ele. Para piorar, Valdivia foi atingido com um chute no rosto em uma disputa de bola com o jogador Vinícius. Muito sangue, muita polêmica.

- Vejo o que estão fazendo com ele com muita indignação. Um jogador da qualidade dele não vai jogar livre nunca, mas não precisa marcar com violência. Estamos pedindo sempre para que ele não revide e para continuar jogando da mesma forma. O Valdivia está mudado. Só quer jogar futebol - afirma o zagueiro Dininho, um dos mais experientes do elenco.

TIMÃO


Mano fecha o treino e faz mistério
Técnico muda de idéia e deve alterar a equipe para o clássico. Bóvio pode jogar

Mano Menezes estreou nesta sexta-feira à tarde um expediente que ele costumava fazer com freqüência no Grêmio: fechar o treinamento. A imprensa não pôde assistir ao último coletivo que prepara a equipe para o clássico de domingo, contra o São Paulo, no Morumbi.

Pela manhã, aberto aos jornalistas, Mano fez um trabalho tático, no qual manteve o time que começou a partida na vitória de 2 a 0 sobre o Paulista, quarta-feira: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Bruno Octávio, Perdigão, Éverton Ribeiro e Dentinho; Acosta e Finazzi.

Mas em entrevistas após a partida, Mano deu a entender que poderia fazer uma alteração no meio-de-campo e atuar com três volantes, e só um meia. A possibilidade é que Ricardo Bóvio, que já está regularizado, faça sua estréia. Dentinho, que entrou bem nas duas partidas que começou no banco, mas foi mais ou menos no jogo em que iniciou, poderia ser sacado.

Como proibiu a entrada dos jornalistas nesta tarde, a tendência é que mude a equipe. No domingo o mistério acaba...

Manoel Messias RADIO DIFUSORA

Após o empate por 1 a 1 com o Bahia, na última quarta-feira, no Estádio Luiz Viana Filho, os jogadores do Itabuna se reapresentaram ao técnico Gelson Fogazzi. A equipe volta a jogar pelo Campeonato Baiano no próximo domingo, contra o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Antônio Carneiro, às 15h. O Itabuna não contará com o lateral-direito Léo Maceió, que foi expulso e terá que cumprir suspensão automática. Seu substituto imediato é Alfredo, que está confirmado na posição.
Na volta às atividades, dois jogadores procuraram o departamento médico: o goleiro Vandré e o meia-atacante Juca, que reclamaram de dores musculares na coxa, mas não chegam a ser problemas para o jogo em Alagoinhas.
O técnico Gelson Fogazzi não pretende fazer muitas mudanças na equipe, em relação a formação que começou jogando com o Bahia. Mas, dois jogadores que chegaram como reforços na semana passada, podem surgir como novidades na equipe: o lateral-esquerdo Rogério e o meia-esquerda Leandro Ceará, quem vêm treinando e agradando ao comandante Azulino.
Assim como o Bahia, o Itabuna é um dos únicos invictos no Campeonato Baiano e, mesmo tendo que jogar fora de casa, quer manter esta invencibilidade. Para continuar com esta postura, Gelson Fogazzi vem conversando bastante com o grupo de jogadores e pedindo empenho durante cada partida.
Os jogadores estão motivados e o que mais vem chamando atenção é que este ano há uma grande união do grupo, juntamente com a imprensa local e os torcedores. Outra questão que vem sendo destacada para o sucesso do time Azulino nas cinco primeiras rodadas da competição é o preparo físico dos jogadores. O time joga no mesmo ritmo, do começo ao fim de cada partida, para alegria do preparador físico Edson Nery, que vem exigindo muito dos atletas.

2 ANOS DE TÚNEL DO TEMPO




OS ENTREVISTADOS;
TOMBINO, FERNANDO RIELA E A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE ZÉ NUNES.
APRESENTAÇÃO: MARCOS SOARES - SÁBADO - 13:15 NA DIFUSORA

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Juventus 3 x 1 Santos »


O Santos vai de mal a pior no Paulistão 2008. Após apresentar lampejo de reação no empate em 0 a 0 com o Palmeiras, no último domingo, o Peixe voltou à apatia da estréia, contra a Portuguesa, e virou alvo fácil para a travessura do Moleque, nesta quinta-feira, em Santo André. O Juventus não tomou conhecimento do atual bicampeão paulista e passou por cima, vencendo por 3 a 1.

Com o resultado, o Peixe segue sem vencer no estadual. Tem apenas um ponto e está na zona de rebaixamento. O Juventus vai a quatro pontos e fica longe das últimas posições

Dirigentes demitem jogadoras peladonas do softbol


No último dia 21 de janeiro, a revista espanhola "Interviu" revelou que o time inteiro de softbol do Viladecans, o papa-títulos da Espanha na modalidade feminina do beisebol, está no olho da rua. O motivo foi um ensaio fotográfico feito em abril do ano passado, quando as jogadoras posaram nuas para a revista para protestar contra as condições do centro de treinamento do clube.

Desde então, de acordo com as jogadoras, os dirigentes do Viladecans passaram a hostilizá-las ao ponto de a relação ficar insustentável.

- Estamos mal, muito abaladas. Nos expulsaram do clube pelo qual jogamos em todas as nossas vidas. Tudo porque nos atrevemos a revelar que treinávamos em condições ruins. Os dirigentes são uns machistas, não têm vergonha. Estávamos marcadas desde que posamos - desabafa a jogadora Jessica Iborra
- É normal que um clube dispense a única equipe que lhe dá títulos, prestígio em nível internacional e que, além disso, dá lucro? É surreal - pergunta, com lágrimas nos olhos, a jogadora Cristina Fernández.

O presidente do clube, José Julio Cano, se defende:

- Criamos a equipe feminina em 1981, mas desde que passaram a ser campeãs a situação foi se agravando, pois elas passaram a fazer muitas exigências e não as aguento. Nos criticam, nos insultam e me acusam de colocar dinheiro no bolso. Elas utilizaram a revista para nos criticar de forma injusta. Nós lhes dissemos que as ajudaremos em tudo que necessitem, mas elas seguem nos difamando e falando mal - desabafa Cano.

Em meio à guerra, pelo menos restam as belas imagens como a que ilustra essa página...

Fla goleia o Cardoso Moreira e vira líder do A


Sem dar sustos na torcida, o Flamengo não teve problemas para vencer o Cardoso Moreira por 4 a 1, nesta quinta-feira, no Maracanã. O resultado deixa o Fla na liderança do Grupo A do Carioca com seis pontos. O Cardoso, que perdeu duas, continua sem pontuar. Os gols do Rubro-negro foram marcados por Ibson, Souza, Juan e Leo Moura. Vagner Carioca, após passe de Rodrigo, filho de Júnior, descontou.

Na próxima rodada, domingo, 27 de janeiro, os rubro negros terão pela frente o Duque de Caxias, às 18h10m, no Maracanã. Já o Cardoso, às 16h, recebe o Boavista no estádio Antônio Ferreira de Medeiros.

ITABUNA COLOCA MAIS DE SEIS MIL TORCEDORES HA MAIS DO QUE O VITÓRIA NA QUINTA RODADA DO BAIANO

Itabuna 1x1 Bahia
Campeonato Baiano - 1ª fase - 5ª rodada
Data: 23/01/2008 (quarta-feira), às 20h
Local: Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna
Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra, auxiliado por Alessando Álvaro Rocha de Matos e Jefferson Abel Ferreira Lima
Público total: 10.003 espectadores, para uma renda de R$ 72.780,00

Vitória 0x0 Atlético
Campeonato Baiano - 1ª fase - 5ª rodada
Data: 23/01/2008 (quarta-feira), às 20h30
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador
Arbitragem: Rosalvo da Silva Mota, auxiliado por Adson Márcio Lopes Leal e Jorge César Santana Borges
Público total: 4.006 espectadores, para uma renda de R$ 34.139,00

Na volta de Jônatas, Fla encara o Cardoso


A partida entre Flamengo e Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, às 19h30m, no Maracanã, terá muitas atrações, principalmente para os torcedores rubro-negros. Uma delas será a reestréia do volante Jônatas, e as outras estão no lado rival. O técnico do Cardoso é Charles Guerreiro, que jogou no Fla na década de 90, e, além dele, Rodrigo, filho do ídolo Júnior, deverá estar em campo. A equipe da Gávea, com três pontos no Carioca, busca outra vitória para se manter 100%, e o time do norte-fluminense busca a reabilitação após a derrota para o Flu na estréia.


O SporTV e o canal Premiere transmitem todas as emoções da partida ao vivo. VEM VER NA TORCIDA VIP PAPO DE BOLA NO GRAPIUNA TÊNIS CLUBE 18:30

Leandro Amaral: gol com estilo


Nesta quarta-feira, o atacante Leandro Amaral marcou seu primeiro gol com a camisa do Fluminense. E foi com muito estilo: depois de belo passe de Dodô, ele dominou na área, deu um chapéu no goleiro e tocou para o gol vazio. Além disso, naquele momento o Flu perdia por 2 a 1 para o Duque de Caxias e o jogador empatou a partida, abrindo caminho para a vitória que viria aos 27 da etapa final, em uma cabeçada de Washington.

- Foi importante para o time, para a torcida e para mim. O goleiro saiu fechando o ângulo e só pude ameaçar para ele cair e depois fazer o gol. Ele caiu. Precisamos ter tranqüilidade, afinal, são 30 anos nas costas. Com a experiência, a gente aprende esta lição – explica o artilheiro.

Morais comemora o gol no jogo especial


Autor do gol da vitória do Vasco sobre o Americano, nesta quarta-feira, em São Januário, Morais comemorou bastante o resultado. O meia completou 150 jogos como profissional pelo clube e garantiu o triunfo por 1 a 0 fazendo um gol de pênalti, ainda no primeiro tempo.

- Valeu pela vitória. Estou muito feliz por marcar um gol neste jogo que foi especial para mim. Estou há dez anos no Vasco. Fazer o gol da vitória é muito importante para mim e para a minha família - diz Morais, que foi o melhor jogador em campo.

Bota goleia em noite de Castillo


Mesmo antes de fazer qualquer defesa difícil, Castillo era admirado pela torcida. Mas a idolatria se consolidou nesta quarta-feira, quando o goleiro uruguaio defendeu um pênalti na vitória do Botafogo por 4 a 1 sobre o Friburguense, no Engenhão, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. E nem uma falha na segunda etapa diminuiu a empolgação alvinegra com o novo camisa 1.

Mas Castillo dividiu com Jorge Henrique a posição de protagonista do Botafogo no primeiro tempo. O atacante, que durante todo o ano passado marcou apenas cinco gols, deixou sua marca duas vezes na primeira etapa contra o Friburguense. O Alvinegro começou a partida usando muito a velocidade, e logo aos dez minutos abriu o placar.

TORCIDA VIP PAPO DE BOLA NO GRAPIUNA TÊNIS CLUBE





HOJE 18:30 FLAMENGO X CARDOSO MOREIRA

COM SHOW DA TORCIDA, ITABUNA É GARFADO, PRA NÓS, ROUBADO MAIS UMA VEZ CONTRA O BAHIA.



quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

TORCIDA VIP PAPO DE BOLA NO GRAPIUNA TÊNIS CLUBE

HOJE - 18:30 - FLUMINENSE 3X2 DUQUE DE CAXIAS
19:30 - BOTAFOGO 4X1 FRIBURGUENSE
VASCO 1X0 AMERICANO

PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

TODOS OS CAMINHOS NOS LEVAM AO ITABUNÃO, ITABUNA X BAHIA 20h


PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

Na onda do Animal, Vasco pega Americano


Dois dias após a apresentação de Edmundo como reforço para 2008, o Vasco vai aproveitar o embalo da volta do Animal e a empolgação da torcida cruzmaltina para se reabilitar na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. A equipe da Colina, que foi derrotada pelo Madureira por 2 a 1 no último domingo, entra em campo nesta quarta-feira, às 21h45m, para enfrentar o Americano, outro que caiu na estréia da competição.

Sem Edmundo na arquibancada, já que o jogador não vai ao estádio, pois tem um compromisso na quinta-feira pela manhã, o Vasco busca os seus primeiros três pontos no Grupo B da Taça Guanabara. Hoje, o time da Colina ocupa a quinta posição. O Americano está em sexto, sem um ponto sequer também. Acompanhe a transmissão da partida em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM e ao vivo pela Rede Globo.

Em alta, Bota pega o Friburguense


O Botafogo volta ao Engenhão nesta quarta-feira para sua segunda partida pelo Campeonato Carioca. Ainda sem contar com alguns jogadores mas mantendo o time que venceu por 2 a 0 o Resende, o técnico Cuca vai escalar os mesmos titulares da estréia na partida que começa às 19h30m. O Premiere transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Depois de um primeiro tempo irregular do Botafogo na estréia, a torcida saiu do Engenhão confiante após a vitória sobre o Resende, no último sábado. Além disso, os alvinegros já começam a se acostumar com os novos titulares, que disputaram as três partidas de 2008 e estarão em campo nesta quarta novamente.

Flu estréia seu trio mágico no Maraca


O Fluminense, depois de vencer o Cardoso Moreira na estréia no Campeonato Carioca, no último sábado, encara o Duque de Caxias, nesta quarta, às 19h30m, no Maracanã, no duelo com atrativo extra: a estréia do badalado trio de atacantes em um jogo oficial. No sábado, Dodô não pôde atuar ao lado de Leandro Amaral e Washington por ter de cumprir suspensão automática referente ao Carioca de 2007.

O técnico Renato Gaúcho não confirmou o time, pois ainda resta decidir se escala Romeu ou Maurício no lugar de Arouca, vetado, e disse que Washington, gripado, também preocupa, embora tenha se traído ao comentar a escalação do trio.

- A gente espera que tudo dê certo, porque eles treinaram bem na pré-temporada. Espero que o torcedor nos dê o mesmo apoio de sábado, e tenha também a mesma paciência. Ninguém mais do que eu torce para que esta escalação funcione, embora todos saibamos que é difícil. Tudo vai depender deles.

E se depender de Dodô, tudo deve dar certo. O atacante, que reestréia pelo Flu após 14 anos, está ansioso e animado para receber os aplausos da galera.

SAI DE BAIXO TRICOLOR DE LATA


PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

BAHIA CHEGA, E SÓ DEFINE TIME NO VESTUÁRIO.

Após assistir o coletivo entre os reservas e o time júnior-B, o técnico Paulo Comelli definiu a lista de 19 jogadores, que estão relacionados para o jogo contra o Itabuna.

As novidades são quatro. O zagueiro Douglas, revelado na divisão de base, o lateral esquerdo Daniel, que veio para teste e assinou contrato com o tricolor, o meia Inho Baiano, recuperado de bolhas nos pés e o também meia Ananias, revelado na divisão de base do Bahia, destaque do time júnior, na Copa São Paulo 2008.

Confira a lista:

GOLEIROS: Darci e Fabiano
LATERAIS: Carlos Alberto e Daniel
ZAGUEIROS: Douglas e Cléber Carioca
VOLANTES: Fausto, Rogério, Emerson Cris, Marcone e Williames
MEIAS: Elias, Inho, Ananias e Rivaldo
ATACANTES: Pantico, Charles, Reinaldo Aleluia e Jorginho

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Tragédia da Fonte Nova: cinco indiciados

Nesta terça-feira, o Ministério Público do Estado da Bahia indiciou cinco pessoas pelo desabamento de parte da arquibancada do estádio Otávio Mangabeira, a Fonte Nova, no dia 25 de novembro do ano passado, quando sete torcedores morreram, durante a partida de Bahia x Vila Nova, pela Série C do Campeonato Brasileiro.(Assista ao vídeo).

Os indiciados foram: Bobô, ex-jogador e ídolo do Bahia, hoje diretor-superintendente da Sudesb (Superintendência de Esportes do Estado da Bahia); Virgílio Elísio, diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF); Petrônio Barradas, presidente do Esporte Clube Bahia; e o engenheiro da Sudesb, Nilo Santos Júnior.

SAI DE BAIXO TRICOLOR DE AÇO

Indefinido, Bahia viaja para encarar o Itabuna




Diferente das partidas anteriores, quando o time titular era escalado de 'bate-pronto', o treinador Paulo Comelli ainda não definiu a equipe do Bahia que encara o Itabuna, nesta quarta-feira, no Estádio Luiz Viana Filho. Na manhã desta terça-feira, o elenco Tricolor realizou treino tático no CT Fazendão, antes da viagem para Itabuna, que aconteceu no início da tarde.

As principais dúvidas de Comelli se resumem ao meio-campo. Williames e Marcone disputam a vaga deixada por Rogério, que irá para a zaga substituir Alison, suspenso. Elias, que agradou o treinador nas suas últimas atuações, brigam por uma vaga na armação das jogadas.

Certas são as entradas do zagueiro Cléber Carioca, que substitui o suspenso Eduardo, e do lateral-esquerdo Daniel, que fará sua estréia com a camisa Tricolor. O jogador substitui Adilson, expulso na partida contra o Feirense, no último domingo.

Estrangeiros no Fazendão - Na manhã desta terça-feira, dois jogadores uruguaios começaram a treinar com o elenco profissional do Bahia, no CT do Fazendão. Os atletas chegam para um período da avaliação e caso sejam aprovados pela comissão técnica, assinarão contrato com o Tricolor.

O zagueiro Miguel Angel Lavié da Cunda, de 21 anos, Jogou em todas as seleções de base do Uruguai, sendo capitão da equipe sub-17, no Sulamericano de 2003. Na seleção principal, enfrentou o Brasil, em um amistoso realizado em 2006. Já Gerardo Larrosa Bracesco, atacante de 23 anos, atuou no Juventud, Peñarol e Miramar, do Uruguai.

Edmundo: 'O Fla não é melhor que o Vasco'


Torcedor do Vasco assumido, Edmundo diz que sabe cantar todas as músicas criadas pelos vascaínos no ano passado. Ciente de que o time precisa de títulos para recuperar o seu prestígio, o Animal afirmou que a equipe da Colina não deve nada a ninguém, mas que o grupo precisa do apoio da torcida para se superar em campo.

- O movimento dos torcedores tem que ser assim mesmo. A torcida do Flamengo deu o exemplo no ano passado, mas não vejo o Flamengo melhor do que o Vasco. Peço para a torcida lotar São Januário e cantar as suas músicas com vontade, pois faremos o nosso papel em campo - afirma o atacante.

Edmundo sabe que o time do Vasco é jovem e pede paciência aos torcedores.

- O time é jovem e precisa de tempo, mas sei que não vai demorar para dar muitas alegrias aos torcedores - avalia o atacante.

Diretoria pede a volta do pó-de-arroz



A diretoria do Fluminense quer fazer de 2008 um ano, de fato, especial. Com o time participando da Libertadores após mais de duas décadas de ausência, a cúpula tricolor quer, agora, resgatar a maior tradição de sua torcida: o pó-de-arroz, há quase uma década proibido nos estádios depois que um torcedor acertou um policial com um saquinho contendo talco.

- Nossa torcida está dando show, foi a que mais compareceu na estréia, e acho legal a gente poder resgatar essa tradição. Quando eu jogava, era legal demais olhar para a arquibancada e ver a galera fazendo a festa. É lindo, faz parte da tradição do Fluminense. Não mata ninguém, não faz mal à saúde e o torcedor ainda volta para casa cheiroso - brinca o coordenador de futebol tricolor, Branco.

Túlio enaltece boa fase defensiva

Em três partidas em 2008, a defesa do Botafogo sofreu muito pouco. Além de os zagueiros quase não terem sido incomodados, o goleiro Castillo não teve qualquer intervenção difícil. Para Túlio, um dos remanescentes do ano passado, o setor defensivo alvinegro vem sendo um dos destaques da equipe no início de temporada.

- O Triguinho chegou para atuar como um terceiro zagueiro, embora seja lateral, e tem sido destaque. Na partida contra o Resende ele ganhou 100% das bolas. Também temos uma dupla de zaga muito rápida, com Renato Silva e o Ferrero, que tem feito a cobertura muito bem - avalia o volante.

PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

Joel escala Fla com Marcinho e Jônatas


O técnico Joel Santana comandou um coletivo na manhã desta terça-feira, na Gávea. As novidades na atividade foram a presença do meia Marcinho no lugar de Renato Augusto, que ficará fora do time do Flamengo cerca de 60 dias por causa de uma operação na face, e Jônatas no lugar de Cristian. A expectativa inicial era que o volante, já com a documentação pronta para ser regularizado, entrasse na vaga de Jaílton. O resultado foi 1 a 1: Ibson e Éder marcaram.

O time que iniciou a atividade teve: Diego; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza. O zagueiro Rodrigo e o atacante Diego Tardelli, que ainda não estão em boas condições físicas, treinaram entre os reservas.

DUNGA CONVOCA PATO E BASE OLIMPICA


PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL Confira os 22 convocados:


Goleiros:
Júlio César (Inter de Milão)
Renan (Internacional)

Laterais:
Maicon (Inter de Milão)
Rafinha (Schalke 04)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros:
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)
Breno (Bayern de Munique)
Alex (Chelsea)

Meio-campistas:
Kaká (Milan)
Gilberto Silva (Arsenal)
Hernanes (São Paulo)
Josué (Wolfsburg)
Lucas (Liverpool)
Richarlyson (São Paulo)
Anderson (Manchester United)
Thiago Neves (Fluminense)
Júlio Baptista (Real Madrid)

Atacantes:
Robinho (Real Madrid)
Luis Fabiano (Sevilla)
Rafael Sobis (Bétis)
Alexandre Pato (Milan)

DE ESPORTES ON-LINE


PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE
PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE
Posted by Picasa

SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES

Camisa 10 reservada para Renato Augusto
Diretoria anuncia que não vai utilizar o número do meia enquanto ele estiver se recuperando
A operação, que reconstituiu os ossos fraturados da face, foi bem sucedida e Renato Augusto inicia a recuperação com a certeza de que não perdeu seu lugar no time do Flamengo (assista ao vídeo com mais explicações sobre a intervenção cirúrgica). O jogador vai ficar fora durante dois meses e, neste período, a camisa 10 vai permanecer sem dono. A idéia da diretoria é amenizar a ausência da revelação e, por isso, vai deixar o número, que já foi de Zico, longe dos gramados. - Já passei a idéia ao Isaías Tinoco (supervisor), que aprovou. Ele só conversará com o Joel. Já contra o Cardoso Moreira, a camisa 10 não irá a campo - anuncia o vice de futebol Kléber Leite ao jornal 'O Globo'.
Dodô: Premiado e motivado para jogar no Flu
Jogador recebe Troféu Mesa Redonda e diz que quer títulos em 2008

Às vésperas de estrear no Campeonato Carioca com a camisa do Fluminense, o atacante Dodô ainda colhe os frutos da temporada 2007. Nesta segunda-feira, o Artilheiro dos Gols Bonitos recebeu o Troféu Mesa Redonda, promovido pela TV Gazeta, por ter sido eleito o melhor atacante do futebol brasileiro do ano passado. A escolha teve a participação de mais de 500 mil pessoas, pela internet, e de jornalistas.
Orgulhoso, Dodô agradeceu o reconhecimento e prometeu dedicação. Segundo ele, não vai faltar disposição para conquistar títulos em 2008.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

NANDINHO, UM ITABUNENSE ESQUECIDO



PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

VINTE E CINCO ANOS DE SAUDADES


Os 25 anos da morte de Garrincha, completados neste domingo, foram lembrados no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol. O site chama o atacante bicampeão mundial de "gênio de futebol" e "legítimo representante do futebol-arte".

O texto do site da CBF lembra ainda a participação de Garrincha na Copa de 1962:- Foi o protagonista da campanha depois da contusão de Pelé, decidindo aquela Copa para o Brasil com um repertório de jogadas e gols decisivos - diz o site.O site lembra ainda que ele "fez parte do melhor time do Botafogo de todos os tempos, que contava com Zagallo, Didi, Amarildo, Garrincha e Nilton Santos, e dos melhores anos da Seleção Brasileira".

A origem do Futebol Association:

PAPO DE BOLA, SUA FOLHA

Desde a época das cavernas o homem joga futebol. Presente em variadas culturas, esse esporte já foi denominado de Tsu-Chu, Haspartun e Kemari
Emanuel Gondim
A origem do futebol se perde na noite dos tempos. Segundo o professor Barkans, da Universidade de Munique, Alemanha, o futebol teria sido jogado, em sua forma rudimentar, entre os homens das cavernas, como um tipo de recreação, utilizando-se pedras de granito, arredondadas.
Entre os chineses, apareceu com o nome de Tsu-chu, 2.500 anos a.C. Kemari, entre os japoneses; Haspartun, nas Legiões Romanas, que representava uma preparação para a guerra, recreando e combatendo ao mesmo tempo. Foram elas, no período da ocupação da antiga Bretanha, pelas tropas de Júlio César, que deixaram a prática e o legado da modalidade para os ingleses organizarem o futebol da época. Aepiskiros, entre os gregos; Choule, entre os franceses e Cálcio entre os italianos foram algumas entre diversas denominações pelas quais ficou conhecido o futuro Futebol.
O Futebol Association, embora praticado pelos diversos povos já mencionados, somente foi regulamentado pelos ingleses a partir de 1863, dando aos britânicos a condição de inventores da modalidade. Somente com a Fundação da Fifa, em 1904, liderada pelo advogado francês Jules Rimet, o futebol adquiriu projeção internacional. E em 1930 foi disputada a I Copa do Mundo, no Estádio Centenário do Uruguai, organizada pela Federação Internacional de Futebol Association, sendo aquele país escolhido para sediá-la, por ter sido bicampeão na modalidade futebol nas Olimpíadas de 1924 e de 1928.
O Uruguai sagrou-se o primeiro campeão de Futebol Association em nível mundial da história da Fifa. A partir de então, foram disputadas 16 copas do mundo, sendo ganhas oito por países sul-americanos e oito por países europeus, a saber: Brasil (4), Itália (3), Alemanha (3), Uruguai (2), Argentina (2), Inglaterra (1) e França (1). Nosso país ainda conseguiu sagrar-se duas vezes vice-campeão, nos anos de 1950 e 1998.
O futebol, através destes anos, sagrou-se a modalidade esportiva mais disputada pela quase totalidade dos países dos cinco continentes, tornando-se uma fonte de emprego permanente para várias centenas de milhares de pessoas e de jogadores profissionais. Suas atividades provocam imensas transformações em nível social, comercial, empresarial e esportivo, principalmente em nosso país, onde se incorporou como uma paixão nacional, transformando o Brasil em exportador de jogadores, os quais são considerados da melhor qualidade técnica.
O continente africano começa a se destacar através de Camarões, Nigéria e agora Senegal. Na Ásia, Japão e Coréia do Sul são países emergentes, e mercado de trabalho certo para jogadores e treinadores brasileiros, categorias profissionais já regulamentadas com legislação trabalhista própria.
Nesta longa jornada, o Brasil, único país a participar de todas as 17 copas do mundo, adquiriu muitas lições e ensinamentos. Inúmeros sistemas de jogo foram apresentados, centenas de atletas/craques desfilaram pelos muitos estádios que foram palco das milhares partidas de futebol association, o qual representa o futebol de conjunto, de associação, daquele grupo de 11 pessoas, 11 atletas, os quais juntos naquele momento tentam a consecução de um ideal coletivo, para si, para o seu grupo, para o seu país.
Que a Copa do Mundo 2002, em andamento nos distantes países irmãos, Coréia e Japão, tão bem preparados e organizados, com uma infra-estrutura impecável e uma hospitalidade e receptividade de alto nível, seja o caminho expresso para, juntos, conseguirmos a efetivação de espírito olímpico. Que o nível da arbitragem, com altos e baixos, não comprometa a grandeza da competição. Que se concretize a união entre os povos.
* Emanuel GondimProfessor das disciplinas Futebol de Campo I e II e Futsal, do Departamento de Educação Física SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

QUASE SETE MIL TORCEDORES, DRAGÃO DETONA O IPITANGA POR 2X0.



QUARTA-FEIRA, 23/01/2008 - 20h
PAPO DE BOLA, SUA FOLHA SEMANAL DE ESPORTES ON-LINE

INTERBAIRROS 2017 RODADA 2 SEGUNDA FASE